29.5.09

Smalltown Boy


Procurar uma boa comédia para assistir ultimamente tem sido difícil.

Já tentei as inteligentes (Burn After Reading - legal, mas nada assim tãooo engraçado), as imbecis (Antes só do que mal casado - nem terminei de assistir, Superbad - idem), as animações (achei Kung Fu Panda curto e Madagascar 2 fraquinho), as "femininas" (haja saco pra Sex and the City - quanto maior, pior, Confessions of a Shopaholic - só conseguia pensar: A noiva do Borat!, He's just not that into you - I'm just not laughing, parei na metade), as cults (Be Kind, Rewind - a melhorzinha até agora)... Mas nada foi tão legal quanto Zack and Miri Make a Porno.

Kevin Smith, lógico.

Depois da porcaria Menina dos Olhos (não vi mais que 15 minutos de filme), de uma continuação fraca e desnecessária para Clerks, do rápido e frustrado envolvimento com a série Heroes (Smith dirigiria uma série de spin-offs que nunca chegou a sair do papel, apesar do estardalhaço na Comic Con) e de anunciar que nem tão cedo (ou nunca mais) faria nenhum filme com Jay & Silent Bob , eu já tinha abandonado os filmes dele.

Por incrível que pareça, cheguei ao filme sem saber de quem era. Só ontem meu irmão comentou e graças a campanha "Torne a Sua Insônia Produtiva - Ou Não", consegui ver a única comédia que realmente me fez rir desde o início do ano.

E provavelmente uma das mais honestas comédias românticas que já vi na vida. Não sei se este é o meu espírito no momento, mas achei muito, muito honesto no aspecto de como as coisas acontecem na "vida real-heterosexual-romântica-cotidiana" (se é que isso existe).

Duas almas nada elevadas, quebradas financeiramente, losers no dia-a-dia que decidem fazer a merda de suas vidas e são confrontadas com o que sentem um pelo outro. Parece a minha vida, juro. Só não fiz pornô ainda por que não sou mais virgem (mas já pensei em apelar pra isso). Pior que a idéia que tive foi justamente a primeira do filme. Nerd, obviamente.


Não só nisso, esse filme fez o (des)favor de me afundar no sofá de vergonha, na cena da festa de reencontro da turma dez anos depois... Principalmente por ser uma turma formada em 1998...
Reticências a parte, o filme ainda conta com algumas participações primorosas, como o atual Superman Brandon Routh dando pinta e a imortal Traci Lords (essa só punheteiros lembram). Confesso que não vou muito com a cara do Seth Rogen, mas até ele mandou bem nesse filme.


Dando uma catada na internet em busca de extras e virais, fiquei de cara com o fato do poster oficial do filme ter sido censurado nos Estados Unidos, o que gerou uma série de posters-protesto da produção.


Pior ainda, o filme aqui passou uma semana só em cartaz e foi quase direto pro DVD. Dentre todos os filmes de comédia que são unanimidades, não gostei de nenhum. Nem dos cults que a minoria PinBA¹ aprova.

Então só me resta perguntar:
Será que meu senso crítico foi pro espaço?



Nota:

1- Pin.B.A. => Pseudo-intelectuais e Babacas Assosiados. Isso é assunto pra outro post.

Nenhum comentário: