11.9.11

Big Girl

Ok, confesso logo de cara: um dos meus programas favoritos de domingo é ler fofocas. A internet me livra de ter que ir à banca de jornal para me atualizar das baboseiras, mas 5 segundos no histórico do navegador logo entregam que no domingo a última coisa que quero é pensar. 

Na verdade até tinha tirado um tempo pra terminar um projeto paralelo (conto mais detalhes logo), mas a força do hábito me levou à abrir abas e mais abas de abobrinhas e me deparar com isso:



A história é divertidíssima: Nancy Upton se revoltou com o concurso da American Apparel para eleger uma nova modelo e resolveu postar fotos comendo e se besuntando em maionese e calda de chocolate. Resultado, levou a melhor na votação espontânea e agora a American Apparel não sabe o que fazer. You go girl!

Mas o que me chocou foi um detalhe mínimo: no site da Folha, o novíssimo F5, não há nenhuma foto para ilustrar o ocorrido - e foi um concurso de fotos - ou seja, pode dizer que a gorda ganhou, mas mostrar fotos, deus me livre
 
Hipocrisia, a gente vê por aqui.

Buscando um pouco no Google, é fácil achar as fotos da candidata (menos na nota da BBC Brasil, de onde saiu a notícia do F5 e só tem uma fotinho no canto), porém lendo a polêmica completa, o buraco é bem mais embaixo. 

Na verdade tudo começou quando a American Apparel respondeu oficialmente dizendo que XL (ou plus size, nosso GG ou XG) "não faziam parte da delimitação demográfica" da marca, já revoltando boa parte das consumidoras em um país onde a obesidade é significativa. Pra piorar tudo, resolveu enfim lançar uma linha XL, com um concurso que procurava the "Next Big Thing" - até aí, poderia ser um pedido de desculpas, mas não foi: as regras deixavam claro que a idéia era uma busca por gostosas (de preferência com a bunda grande) e ressaltava:
"Calling curvy ladies everywhere! Our best-selling Disco Pant (and around 10 other sexy styles) are now available in size XL, for those of us who need a little extra wiggle room where it counts. We're looking for fresh faces (and curvaceous bods) to fill these babies out. If you think you've got what it takes to be the next XLent model, send us photos of you and your junk to back it up.
Just send us two recent photographs of yourself, one that clearly shows your face and one of your body. We'll select a winner to be flown out to our Los Angeles headquarters to star in your own bootylicious photoshoot. Runners up will win an enviable assortment of our favorite new styles in XL!"
Não foi a toa que Nancy decidiu enfrentar a marca e acabou gerando uma grande comoção: Gorda não pode, mas se tiver bunda grande é bem vinda... Ou pior - no mundo das anoréxicas, XL é no máximo, bunda grande. E olhe lá.

A empresa já é recheada de polêmicas (de trabalho escravo a obrigar os empregados a tirar fotos nus de corpo inteiro) e ano passado já havia dado um tiro no pé ao realizar um concurso de "melhor bunda". Mas pelo menos a brava Nancy decidiu trollar a marca e levou a melhor, inclusive criando um tumblr pra isso.

Mas se a American Apparel vai ignorar Nancy ou dar o prêmio a ela, só saberemos com o tempo. Por enquanto o que me incomoda é a postura da folha que prefere não postar fotos de gordinhas... Bem diferente da cobertura do Portal Vírgula e do Huffington Post sobre o mesmo caso...
 

De qualquer forma, não vou boicotar o F5 por conta disso, afinal como vou sobreviver ao tédio de domingo (principalmente sem as colunas do Tony Goes e do Ricardo Feltrin)?

Fica então minha homenagem à heroína Nancy Upton: Vai Mika!


Pra conferir todo o ensaio, clique na foto abaixo:


You take your girl and multiply her by four
Now a whole lot of woman needs a whole lot more

Nenhum comentário: