26.10.11

Bad Day


UPDATE: A Veja modificou e consertou a matéria. Pena que eu não dei print ontem na página completa, mas já dá pra ver na foto abaixo e na primeira linha do texto que eles revisaram a própria publicação. Corrigindo a  mancada da frase inexistente, o trecho que eu colei anteriormente foi substituído por:
"Bono deu uma declaração bombástica para os fãs do U2: a banda pode terminar em 2012. "Não sei ao certo se realmente chegamos ao fim. É provável que ouçam algo sobre um novo trabalho no ano que vem, mas também é possível que isso não aconteça", disse, em entrevista recente à edição americana da revista Rolling Stone."

Resta saber, será que eles se tocaram sozinhos, ou alguém reclamou? Por que ler meu blog, eu duvido.

Se tivessem lido, perceberiam que a declaração é do The Edge e não do Bono...


Lá vou eu falar de U2 de novo... Não gosto de ficar empurrando meu gosto goela abaixo dos outros, nem ficar pagando de samba de uma nota só. Mas digamos que este post não é exatamente sobre o U2, mas sobre manipulação de mídia.

Hoje Bono Vox entrou no Trending Topics brasileiro graças a uma matéria da Revista Veja online entitulada "U2 deve acabar em 2012". E desde então fás brasileiros estão lamentando e não-fãs comemorando ou cagando pra notícia.

Clique na imagem para ver a matéria.
"Bono deu uma declaração bombástica aos fãs do U2 nesta quarta-feira: 'A banda deve terminar em 2012. Não sei ao certo se realmente chegamos ao fim. É provável que ouçam algo sobre um novo trabalho no ano que vem, mas também é possível que isso não aconteça', disse, em entrevista recente à edição americana da revista Rolling Stone."
Ok, respira, lá vou eu checar a matéria na Rolling Stone e dou de cara com essa declaração.

"Meanwhile, U2's future plans are not set. 'It's quite likely you might hear from us next year, but it's equally possible that you won't,' says the Edge. Adds Bono, 'We have so many [new] songs, some of our best. But I'm putting some time aside to just go and get lost in the music. I want to take my young boys and my wife and just disappear with my iPod Nano and some books and an acoustic guitar.'"
Sou fã o suficiente pra entender que a banda pode sim, acabar e também estou atenta para o fato de que 35 anos de banda gera um esgotamento e que eles precisam de um tempo para se decidir sobre o futuro. Mas a frase  "It's quite likely you might hear from us next year, but it's equally possible that you won't" não contém o pedaço, introduzido pela Veja, onde se lê "A banda deve terminar em 2012."

Desconfiada de que poderia ser uma frase deletada na versão online, fui atrás de alguém que tenha lido a revista física, e... nada! Quem leu a revista física, diz que a declaração (que é do The Edge e não do Bono) fala que há uma chance de 50/50 de sair material novo em 2012.

Então não é uma questão de ser fã esperançosa e esperar que a banda não acabe nunca. Eu particularmente prefiro que a banda encerre no auge do que caia a qualidade. Mas o questionamento da banda é se eles ainda tem gás para lançar algo novo, se ainda compensa passar por toda a rotina de compôr, entrar em estúdio, sair em turnê, etc. Muitas bandas sobrevivem sem passar pelo ciclo todo e talvez o U2 acabe sendo mais uma banda referência (que lança material especial e faz show especiais esporádicos) do que necessariamente acabe de vez.

O que me chocou na nota não foi a possibilidade de um fim iminente da banda, mas o fato da Veja ter incluído uma frase que não está no original da entrevista! E pra quê? Pra entrar nos TT's? Pra gerar uma falsa notícia? Acesso à página? Pra acabar com o U2?

Sério, Veja?

Que a Veja manipula e mente, não é novidade pra ninguém, mas antigamente a manipulação era ligada a assuntos políticos e sociais, não o fim de uma banda. Foi pra dar um "realismo" maior a nota que, basicamente era sobre uma pausa de questionamento e reavaliação? 

Então o que fica é uma simples pergunta: Se a Veja é capaz desse esforço todo em relação a algo irrelevante como o U2 (sim, apesar de fã eu sei que o fim do U2 não vai acabar com o mundo) imagina o que ela não faz com a política? Antigamente eles tinham pelo menos a ambição de mudar o país, manter o nível de conservadorismo, perseguir a esquerda. Agora resolveram correr atrás do Bono? Qual a próxima?

Pra terminar e não colocar mais U2 no blog, resolvi escolher como faixa-título deste post uma música do REM que, há muito tempo atrás, ouvi o vocalista comentar brincando que era uma "homenagem" ao estilo do U2. Não achei a fonte da declaração, mas não confiem em mim - sou historiadora, não jornalista.

Casou perfeitamente a música ser sobre... Manipulação da mídia.

Veja, te dedico!



A Public service announcement followed me home the other day
I paid it and nevermind. Go away.
Shits so thick you could stir it with a stick
Free Teflon whitewashed presidency
We're sick of being jerked around
Wear that on your sleeve


Broadcast me a joyful noise unto the times, lord,
Count your blessings.
We're sick of being jerked around
We all fall down....
Its been a bad day.
Please dont take a picture
Its been a bad day.
Please...

Um comentário:

Daniel Cassus disse...

1o o REM, depois do U2
t b acho que o DM não passa do próximo álbum
Melhor do que virar Rolling Stones, né?