5.10.11

Changes - II


Pequeno update: Este post ganhou um número, por que já havia outro com o mesmo nome, inspirado na mesma música.



Não costumo chorar muito a morte de quem eu acredito que contribuiu muito em vida e, mesmo que talvez tivesse tido tempo de contribuir mais, já fez mais do que suficiente para a eternidade de suas idéias. Mas é impossível não pensar na morte de Steve Jobs e na sua trajetória de vida. Até pra compor este (e quase todos os outros posts desse blog) tive que catar no iTunes a música que queria de faixa-título. Como ele mesmo faz questão de dizer no vídeo acima, seu legado vai estar presente cada vez que digitarmos uma meia dúzia de caracteres em um programa de computador.

Agora, vendo esse vídeo e um outro discurso (logo abaixo) também atribuído a ele (indiretamente, por expressar suas idéias) sendo postados por pessoas que, acomodadas em seu pequenino mundo burguês, acreditam que sejam idéias inspiradoras não deixo de dar uma sincera gargalhada. Muitas delas não sabem ou não fazem a menor idéia do que é realmente sacrificar seu conforto, sua vida, levar os pais e familiares à loucura em busca de, simplesmente, colocar suas idéias em prática no mundo.

Steve Jobs será perdoado dos erros que cometeu não pelo legado que criou, mas pelo fato de ter se tornado um magnata. A imagem do self-made man do capitalismo liberal. Bem longe do que ele mesmo acreditava ao recomeçar tudo do zero. Ele ganhou dinheiro, isso importa. Mas mais importante que isso ele fez o que ele queria fazer e mudou o mundo a sua volta.

E aqui eu reproduzo suas duas mais importantes mensagens, pois elas confirmam o que eu venho suspeitando já a algum tempo. Quem realmente muda o mundo à sua volta, pode até pagar um preço caro por isso, mas não tem medo de fazê-lo.

Quem se acomoda, pode viver a vida normalmente. Mas quem se move, por mais louco que seja, por mais infantil que pareça,por mais arrogância com que aja, move o mundo.


Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently. They're not fond of rules, and they have no respect for the status quo. You can quote them, disagree with them, glorify and vilify them. About the only thing you can't do is ignore them because they change things. They push the human race forward. And while some may see them as crazy, we see genius. Because the people who are crazy enough to think they can change the world, are the ones who do.


Ch-ch-ch-ch-Changes (Turn and face the strange)
Ch-ch-Changes... Oh, look out you rock 'n rollers
Ch-ch-ch-ch-Changes (Turn and face the strange)
Ch-ch-Changes...
Pretty soon now you're gonna get older!

Time may change me, But I can't trace time

I said that time may change me... But I can't trace time

Nenhum comentário: